SEQUENCIA DIDÁTICA
MÚSICAS INFANTIS
Justificativa:
A leitura de textos infantis, tais como
poesias, parlendas, trava-língua, canções, historinhas, fascinam e envolvem a criança, pois
possibilita a aprendizagem da língua de forma lúdica, associada a jogos,
brincadeiras e expressão corporal.
Textos que rimam de forma ritmada, musical e
muitas vezes engraçada, são recriados e modificados ao longo do tempo e nos
diferentes espaços.
As próprias crianças reinventam e perpetuam
esses textos, pois fazem parte de suas vivências.
Ao estabelecerem este contato direto com
manifestações sonoras da linguagem – ritmo e rima – lidam com elementos
imprescindíveis para o enriquecimento da linguagem oral e escrita.
Objetivos Didáticos:
1. Participar
os alunos em situações que envolvam a comunicação oral, onde eles possam conhecer
e interessar-se por diferentes gêneros literários;
2. Participar os
alunos em situações de escrita, onde seja oportunizado avanços no processo de
leitura e escrita;
3. Promover a
escuta de diferentes textos, atribuindo-lhes significado a partir da leitura realizada
pela professora, permitindo assim que a criança conheça as características que
são peculiares;
4. Favorecer
o uso de estratégias de leitura;
5. Proporcionar
através de atividades individuais e coletivas, relações entre as partes “faladas”
(oral) e “lidas” (escrita).
Conteúdos:
1. Apreciação
e interesse por diferentes gêneros literários
2. Leitura de
textos memorizados, utilizando para isso estratégias de leitura
3. Ampliação e o
uso do vocabulário
4.
Diferentes gêneros e portadores textuais: contos, fábulas, Versos, cantigas,
parlendas e quadrinhas
5.
Vivenciar o comportamento leitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário