sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Fábrica de contos


A postagem de hoje é uma sugestão para produção de textos que pode ser realizada oralmente por aquelas crianças que ainda não dominaram totalmente a escrita, ou ainda em duplas ou até pequenos grupos.

São oferecidos para as crianças envelopes com elementos que compõem uma história  e as elas deverão sortear estes elementos que precisarão ser contemplados em suas narrativas.



EXTRAÍDO DO LIVRO: 


Práticas Pedagógicas Em Alfabetização - Espaço, Tempo e Corporeidade


Piccoli, Luciana; Camini, Patrí­cia


Editora: EDELBRA

Sobre o livro:
O livro discute a alfabetização na escola contemporânea, considerando as variadas culturas escritas pelas quais as crianças transitam. Sugere práticas pedagógicas que possibilitam aliar oralidade, leitura e escrita à compreensão das estruturas linguísticas e às funções sociais da língua para ensinar a ler e produzir diferentes gêneros textuais.




PROPOSTA DO LIVRO:

"EM CAIXINHAS, DISPOR ELEMENTOS QUE POSSAM COMPOR UMA NARRATIVA FANTÁSTICA, DE FORMA A AJUDAR OS ALUNOS A OBTEREM UMA NARRATIVA INUSITADA QUE APOIE SUAS ESCRITAS INICIAIS. 

UM POR VEZ, OS ALUNOS SORTEIAM ELEMENTOS DAS CAIXINHAS. 
OUTRA POSSIBILIDADE É BUSCAR, ENTRE AS ALTERNATIVAS DE CADA CAIXA OS ELEMENTOS QUE COMPORIAM UMA NARRATIVA MAIS COERENTE.
 NO LUGAR DAS CAIXINHAS, A PROFESSORA PODE ORGANIZAR UM MURAL PARA A FÁBRICA DE CONTOS, COM ENVELOPES E BOLSINHOS."














MONTE VOCÊ TAMBÉM SUA FÁBRICA DE CONTOS!